UFRB oferece 40 vagas para pós-graduação em Educação e Interdisciplinaridade

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre processo seletivo para ingresso no curso de Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinaridade, em nível de especialização, com aulas previstas para iniciar em 02 de agosto próximo, no semestre letivo 2021.2.

As inscrições acontecem no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) até o dia 14 de maio, mediante o preenchimento de formulário e anexação da documentação exigida no Edital 01/2021.

Haverá o pagamento da taxa de inscrição no valor de 55,00 (cinquenta e cinco reais), realizado no Banco do Brasil, via GRU (Guia de Recolhimento da União). Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão analisados até o próximo dia 20 de abril.

São oferecidas quarenta vagas, incluindo cotistas. O curso será ministrado pelo Centro de Formação de Professores (CFP) com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI).

O curso destina-se a egressos dos cursos de licenciatura da UFRB e profissionais com formação em qualquer área do conhecimento, que atuam na Educação Básica, que possuam diploma de curso de nível superior ou declaração de conclusão de curso de nível superior, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O objetivo geral do curso de especialização é de oferecer formação continuada aos egressos dos cursos de licenciatura da UFRB e aos professores que atuam na Educação Básica, fomentando o desenvolvimento de pesquisas acerca do fenômeno educacional nos territórios do Recôncavo da Bahia e Vale do Jiquiriçá, articulando as dimensões local, regional, nacional e global.

Entre os objetivos específicos estão o de proporcionar a formação teórica de profissionais da educação associada à formação em pesquisa; promover a articulação entre a universidade e a Educação Básica na região; fortalecer os grupos e linhas de pesquisa já existentes no Centro de Formação de Professores (CFP); e atender a demanda de pós-graduação existente na região do Recôncavo da Bahia e Vale do Jiquiriçá.

Seleção

O processo de seleção incluirá três etapas: Análise de Pré-Projeto de Pesquisa elaborado pelo candidato, cuja pontuação será aferida mediante aplicação de barema, valendo o máximo de 6 (seis) pontos e possuindo caráter eliminatório; Entrevista individual, valendo o máximo de dois pontos, somados à etapa 1 e com caráter classificatório.

A entrevista tem como objetivo verificar a abrangência do conhecimento do candidato sobre as teorias educacionais, assim como avaliar o domínio e a capacidade de argumentação do candidato sobre o seu pré-projeto de pesquisa.

A última etapa é a análise de Currículo Lattes atualizado, com valor máximo de 2 (dois) pontos e possuindo caráter classificatório. A nota mínima para que o candidato seja classificado no exame de seleção é 7,0 (sete).

O resultado do Processo Seletivo será divulgado no sítio do Programa ufrb.edu.br/cfp/blog/830-curso-de-pos-graduacao-lato-sensu-em-educacao-e-interdisciplinaridade.

Edital de seleção Nº 01/2021.

Inscrições no SIGAA.

Source: UFRB
{$inline_imageX}

UFRB divulga edital da Lista de Espera e Cadastro Seletivo 2021.1

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou o Edital da Lista de Espera e Cadastro Seletivo para preenchimento das vagas remanescentes do SISU 2021.1.

A Lista de Espera e o Cadastro Seletivo da UFRB são dois processos seletivos independentes que possibilitam aos candidatos que se inscreveram no SISU, mas não foram convocados nem na 1ª e nem na 2ª opção de curso, de ingressarem nos cursos de graduação da UFRB, no semestre letivo de 2021.1.

O resultado da Lista de Espera da UFRB está programado para o dia 30 de abril. A matrícula online dos convocados será no período de 30 de abril a 05 de maio.

Após a convocação dos candidatos da Lista de Espera, todos os demais candidatos relacionados nessa chamada, que não foram convocados para a pré-matrícula, independentemente de sua classificação, deverão realizar a inscrição no Cadastro Seletivo, no site de Processos Seletivos da UFRB, no período de 30 de abril a 05 de maio, para continuar concorrendo às vagas porventura existentes de seu respectivo curso. O resultado do Cadastro Seletivo está programado para o dia 07 de maio.

Estão previstas uma chamada para a Lista de Espera e uma chamada para o Cadastro Seletivo. As realizações das chamadas do Cadastro Seletivo estarão condicionadas à existência de vagas disponíveis, que não foram ocupadas, ou que foram preenchidas e desocupadas mediante desistências ou cancelamentos das chamadas do SISU e da Lista de Espera 2021.1, e obedecerá rigorosamente a ordem de classificação e modalidade de vaga.

Tire suas dúvidas sobre os processos seletivos da UFRB via WhatsApp.

Confira o Edital PROGRAD Nº 013/2021 UFRB/SiSU 2021.1.

Mais informações no site de Processos Seletivos da UFRB.

Source: UFRB
{$inline_imageX}

UFRB divulga resultado do SISU 2021.1; pré-matrícula online de 19 a 23/04

Os estudantes que se inscreveram na edição 2021.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem conferir a relação de aprovados para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira, dia 16, na sua página na internet (sisu.mec.gov.br).

Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em etapas. A primeira etapa, comum a todos os candidatos, é a pré-matrícula online, no período de 19 a 23 de abril, no site de Processos Seletivos da UFRB. As etapas seguintes (aferições referentes às cotas e confirmação de matrícula) serão realizadas também de forma online de acordo com a modalidade do candidato. Os candidatos devem ficar atentos, pois caso não realizem uma das etapas, perdem o direito a vaga.

Confira as etapas e documentos para a matrícula de acordo com a modalidade do candidato:

{chronoforms5}matricula-ufrb-noticia{/chronoforms5}

Confira o cronograma da matrícula do SISU 2021.1:

Atividade Data
Pré-matrícula dos(as) Candidatos(as) CONVOCADOS(AS) 19/04 a 23/04/2021
Resultado da Homologação das Pré-Matrículas 27/04/2021
Envio das Correções dos documentos por parte dos(as) Candidatos(as) Indeferidos (as)
na Homologação das Pré-Matrículas
27/04 a 29/04/2021
Resultado FINAL da Homologação das Pré-Matrículas 30/04/2021
Publicação das datas e horários, separado por candidato(a), dos Procedimento de Heteroidentificação e Entrevista da Aferição de Deficiência (ambos telepresenciais) 30/04/2021
Publicação das datas e horários dos Procedimento de Heteroidentificação e Entrevista
da Aferição de Deficiência (ambos telepresenciais)
Constará na publicação do dia 30/04/2021 separado por candidato(a)
Interposição de Recurso contra indeferimento na Aferição Étnico-Racial Telepresencial 04/05 a 11/05/2021
Publicação do Resultado das Aferições: Deficiência, Étnico-Racial e Renda (CadÚnico) 12/05/2021
Envio dos documentos da Aferição de Renda dos que não possuem CadÚnico 12/05 a 20/05/2021
Resultado da Interposição de Recurso contra indeferimento na Aferição Étnico-Racial Telepresencial 18/05/2021
Confirmação de Matrícula 27/10 a 01/11/2021

Plantão Tira-Dúvidas – A UFRB vai realizar a primeira edição do Plantão Tira-Dúvidas sobre a matrícula no dia 19 de abril em dois momentos, 09h e 16h, com duração de uma hora cada. Os candidatos convocados podem acessar a sala do Google Meet e tirar suas dúvidas com servidores da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) e do Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC). O link de acesso ao Plantão Tira-Dúvidas é ufrb.edu.br/plantao.

Tire suas dúvidas sobre a matrícula também no e-mail cadastro@surrac.ufrb.edu.br.

Lista de Espera – As vagas eventualmente remanescentes do Sisu 2021.1, após a chamada regular, serão preenchidas pelos candidatos que constarem na Lista de Espera. Para participar, os interessados devem confirmar no site do Sisu o seu interesse pela vaga, no período de 16 a 23 de abril.

Cadastro Seletivo – Os candidatos inscritos e não convocados na Lista de Espera ainda podem participar do Cadastro Seletivo da UFRB para as vagas remanescentes. As inscrições estarão abertas no período de 30 de abril a 05 de maio por meio do sistema eletrônico de ingresso na UFRB, disponível no link: processoseletivo.ufrb.edu.br.

Início das Aulas – O início das aulas para o semestre 2021.1 está previsto para o dia 01 de novembro, de acordo com o Calendário Acadêmico.

Confira a relação de aprovados no SISU 2021.1.

Tire suas dúvidas sobre os processos seletivos da UFRB via WhatsApp.

Acesse o hotsite do SISU na UFRB ufrb.edu.br/sisu.

Source: UFRB
{$inline_imageX}

UFRB abre inscrições para seleção de 32 colaboradores para o UPT 2021

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), torna pública a seleção para inscrições de colaboradores para o Programa Universidade para Todos. As candidaturas devem ser feitas até o dia 21 de abril.

Edital 03/2021 visa a oferta de 11 vagas para estudantes de graduação ou pós-graduação da UFRB. A bolsa terá a vigência de 06 meses, com previsão para início em maio de 2021. Os estudantes selecionados vão prestar auxílio à coordenação geral do UPT – UFRB, e atuarão em municípios da área de abrangência da Universidade. As candidaturas devem ser feitas, exclusivamente, por meio de formulário online.

Já o Edital 04/2021 oferta 10 vagas para docentes de graduação ou pós-graduação da UFRB e 11 vagas para estudantes de graduação ou pós-graduação da UFRB. Neste caso, os docentes vão atuar na coordenação das áreas do conhecimento em que o UPT atua, e os discentes como monitores. O período de vigência será de 06 meses, e o início das atividades está previsto para maio. As candidaturas devem ser feitas, exclusivamente, por meio de formulário online.

Projeto Universidade para Todos – O Projeto Universidade para Todos tem por objeto a preparação de alunos, que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública do Estado da Bahia e egressos, para o processo seletivo de acesso ao Ensino Superior, por meio de aulas ministradas por estudantes de universidades públicas baianas que atuarão na condição de monitores sob a coordenação de professores da Universidade federal do Recôncavo da Bahia.

Mais informações no site ufrb.edu.br/proext.

Source: UFRB
{$inline_imageX}