32 cursos da UFRB são destaque nacional no Guia da Faculdade do Estadão

Trinta e dois cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram avaliados com destaque nacional pelo Guia da Faculdade, parceria entre o jornal O Estado de S.Paulo e Quero Educação (SP) – uma das principais startups da área educacional do País.

Os cursos de graduação em Serviço Social e em Educação Física, ofertados pela UFRB nos campi de Cachoeira/São Félix e Amargosa, respectivamente, receberam notas 5 estrelas, consideradas “Excelentes”.

A nota 5 é a máxima do Guia, que publica os cursos avaliados com notas de 3 (bom), 4 (muito bom) e 5 (excelente). Dos 14.343 cursos avaliados no Guia da Faculdade em 2021, apenas 581 conquistaram o conceito máximo de 5 estrelas.

Os cursos de Serviço Social e de Educação Física da UFRB também foram os mais bem avaliados entre as instituições públicas e privadas de ensino superior da Bahia. No Brasil, apenas outras seis instituições têm nota 5, no ranking de Serviço Social.

Na avaliação deste ano do Guia da Faculdade, quase 88% das graduações que chegaram ao conceito máximo estão na rede pública. Outros 20 cursos da UFRB ganharam 4 estrelas, qualificando-se como muito bons. Com 3 estrelas, avaliados como bons, a UFRB teve dez cursos.

O reitor da UFRB, professor Fábio Josué, considerou “a presença da UFRB no Guia da Faculdade Estadão, com destaque para 32 cursos de graduação classificados como excelente, muito bom e algo que precisa ser comemorado”. Para Fábio Josué, “este resultado traduz o esforço e o compromisso de nossos gestores, servidores professores e técnicos, estudantes e terceirizados na oferta de uma educação de qualidade e é um reconhecimento ao trabalho que a Universidade desenvolve em prol da excelência acadêmica”.

A pró-reitora de Graduação, professora Karina Cordeiro, disse que todo reconhecimento do trabalho institucional da UFRB é importante. “Indicadores de avaliação de cursos, como o desenvolvido pelo Estadão, contribuem para divulgação da nossa universidade no cenário nacional. A visibilidade alcançada a partir dessa avaliação oportuniza que estudantes, de todo o Brasil, possam se interessar pela UFRB e por seus cursos de elevada qualidade acadêmica”.

Educação Física

O curso de Educação Física da UFRB forma profissional licenciado apto para intervir, profissional e academicamente em contextos específicos e histórico-culturais onde seja requerido o exercício da docência no âmbito da cultura corporal, prioritariamente na educação básica, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural.

O coordenador do curso de Educação Física, professor David Romão Teixeira, disse que a avaliação com 5 estrelas do Guia da Faculdade Estadão é um reconhecimento da dedicação e do trabalho realizado por todos professores, estudantes, técnicos que constroem com muitas dificuldades, principalmente de infraestrutura, este curso ao longo de seus 11 anos de existência.

“A divulgação nacional do trabalho de excelência desenvolvido no Centro de Formação de Professores, em Amargosa, no interior da Bahia, confirma o acerto da política pública de expansão e interiorização da rede federal de ensino iniciada no governo Lula, e que hoje segue ameaçada pelos severos cortes orçamentários na UFRB e pela atuação do MEC e do Presidente da República na desqualificação das universidades públicas federais e da Ciência”, disse David.

Segundo David, a articulação ensino-pesquisa-extensão e ações afirmativas no nosso curso é muito presente, o que tem possibilitado bons resultados mesmo dentro dos limites das estruturas físicas do curso.

“O curso se destaca com importante produção científica dos professores nas diferentes áreas de conhecimento. Estamos entre os cursos com mais projetos de extensão da UFRB. Outro aspecto importante são os nossos estudantes, por acontecer no período noturno, temos um público estudantil formado por parte significativa da população negra e trabalhadora do nosso país, que tem se esforçado muito na defesa do curso e da universidade”.

David destacou que “estas ações favorecem a boa relação do curso com a comunidade externa, permitindo a construção de parcerias ao longo da nossa história, muitas delas fundamentais inclusive por garantir uso de espaços para realização de nossas atividades obrigatórias”.

Mais sobre o curso em ufrb.edu.br/educacaofisica.

Serviço Social

O curso de Serviço Social da UFRB tem por objetivo formar profissionais críticos e competentes, capazes de compreender e intervir nas diferentes dimensões que compõem o cenário de sua atuação, realizando uma prática fundada em princípios éticos e humanísticos comprometidos com a transformação social da realidade local e nacional.

Esses profissionais atuarão principalmente nas áreas de educação, saúde, trabalho, justiça, previdência e assistência (crianças, adolescentes, idosos, família, etc.) e objetivam, ainda, a inserção ativa dos usuários de Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

O assistente social é o profissional especializado em desenvolver projetos sociais que garantam o acesso a direitos fundamentais, como saúde, habitação, educação e segurança, principalmente à população em situação de vulnerabilidade social. O assistente social pode atuar em prefeituras, governos estaduais, Poder Judiciário, Polícia Civil e Militar, em empresas privadas e organizações não governamentais (ONGs), assessorar movimentos sociais, assim como atuar na formação, supervisão e assessoria de diferentes políticas sociais.

O professor Fabrício Fontes de Andrade, coordenador do curso de Serviço Social, disse que a avaliação com cinco estrelas no “Guia da Faculdade Estadão”; demonstra a qualidade e potencial do curso de Serviço Social da UFRB, a capacidade do seu corpo discente, do seu corpo docente, e reflete os esforços deste corpo acadêmico em formar assistentes sociais com nível de excelência, do mesmo modo sua vinculação social ao território, através de diversas ações ligadas ao ensino, pesquisa, extensão, ações afirmativas e assistência estudantil.

Para ele, “esta avaliação sintetiza os frutos de um projeto de Universidade Pública que tem como objetivo a inclusão social, a transformação social dos territórios na qual está inserida”.

Mais sobre o curso em ufrb.edu.br/servicosocial.

Cursos estrelados

Os cursos avaliados pelo Guia precisam ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados. Os avaliadores são formados por uma base de 9.225 coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, em trabalho voluntário.

Os critérios de avaliação são notas aos cursos de graduação das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do País na qual trabalham, observando os critérios de qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores, com cada um dando notas (de 1 a 5) para cada curso. A maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2021 é a média das notas intermediárias restantes.

No Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruz das Almas, receberam nota 4 estrelas, os cursos de graduação em bacharelado em Agronomia, Biologia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia; e nota 3 estrelas, Ciências Biológicas (licenciatura) e Engenharia Florestal.

No Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus, receberam nota 4 estrelas os cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

No Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, os cursos de licenciatura em Filosofia, Letras (Libras e Língua Estrangeira), Matemática, Pedagogia e Química receberam nota 4 estrelas; e a licenciatura em Física recebeu nota 3 estrelas.

No Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, os cursos de bacharelado em Cinema e Audiovisual, Museologia e Artes Visuais; de licenciatura em Ciências Sociais e em História receberam nota 4; e nota 3 os bacharelados em Ciências Sociais e em Publicidade e Propaganda.

No CETEC, o curso de bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária recebeu nota 4 estrelas e os cursos de bacharelado em Matemática, Engenharia Elétrica, Ciências Exatas e Tecnológicas, Engenharia Civil e Engenharia da Computação receberam nota 3 estrelas.

Confira as notas da UFRB no Guia.

Source: UFRB
{$inline_imageX}