Revista Extensão publica Dossiê sobre a pandemia de Covid-19

Revista Extensão de número 19 traz um dossiê com artigos e relatos de experiência de Universidades e Institutos Federais, do Norte ao Sul do Brasil, com o tema da pandemia de Covid 19. A maioria dos trabalhos do dossiê aborda o uso de novas tecnologias e novos modos de se comunicar na rotina das universidades e IFES, com o objetivo de contornar o distanciamento social e difundir informação que auxilie a sociedade no enfrentamento da pandemia. Os trabalhos são ilustrativos da capacidade, das instituições de educação e pesquisa, de difusão científica em várias linguagens, de acordo com a avaliação do Comitê Editorial, que escolheu, como tema de capa do volume, “Comunicação da Ciência: um diálogo necessário”.

O trabalho “Call center para dúvidas gerais relacionadas à COVID-19: uso pelo público-alvo e estratégias de divulgação adotadas pelo projeto” relata e avalia a experiência do serviço de call center, oferecido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, para divulgar informação científica e gratuita. O projeto também contou com mobilização nas redes sociais Instagram e Facebook.

O Relato de Experiência “Atividades Interativas Remotas em tempo de pandemia” aborda o ensino participativo, a partir das ferramentas digitais Google Classroom e WhatsApp, para manter a conexão dos discentes com o Instituto Federal do Amapá.

Em entrevista que abre a edição 19, a especialista em saúde do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a Covid-19 da UFRB, Profa. Dra. Paloma Pinho, fala das iniciativas da instituição no enfrentamento da pandemia junto aos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá. A UFRB, como outras instituições de educação, também investiu na comunicação: produziu material de divulgação em várias linguagens, criou um hotsite para reunir informações sobre a pandemia e intensificou a relação da instituição com a imprensa.

Além do dossiê com a temática da pandemia, a edição conta com cinco artigos e 13 relatos de experiências dentro das áreas temáticas do periódico. Devido a grande quantidade de trabalhos aprovados, a edição 19 foi dividida em dois volumes. O volume 02 será publicado em março.

A Revista Extensão tem o compromisso de fortalecer a Extensão Universitária como um processo formativo, pedagógico e cidadão, por meio da difusão de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, resenhas, relatos de experiências e entrevistas. Com periodicidade semestral, busca validar o conhecimento tradicional associado ao científico, produzido na relação indissociável entre o ensino, a pesquisa, a extensão e as políticas afirmativas.

Sobre a publicação – A Revista Extensão tem o compromisso de fortalecer a Extensão Universitária como um processo formativo, pedagógico e cidadão, por meio da difusão de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, resenhas, relatos de experiências e entrevistas. Com periodicidade semestral, busca validar o conhecimento tradicional associado ao científico, produzido na relação indissociável entre o ensino, a pesquisa, a extensão e as políticas afirmativas. 

O periódico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, Coordenação de Cultura e Universidade, Núcleo de Educação e Ações Comunitárias. A gestão administrativa e acadêmica da Revista é realizada pelo seu Corpo Editorial e conta com a colaboração de mais de 500 pareceristas ad hoc, com atuação multidisciplinar e internacional.

Os critérios para publicação, explicitados nas Normas de Submissão, incluem rigor científico e metodológico, originalidade e relevância do tema, aderência a uma das nove áreas temáticas da Revista, e organização formal do texto. Os trabalhos devem, necessariamente, resultar de ações de extensão universitária.  

Mais em ufrb.edu.br/revistaextensao

Source: UFRB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *