UFRB oferece cursos de pós-graduação em Filosofia e em Política Social e Territórios

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) anuncia a abertura de processos seletivos para alunos regulares em programas de pós-graduação, em níveis de especialização e de mestrado, respectivamente, em Filosofia, Conhecimento e Educação (modalidade Ensino a Distância); e em Política Social e Territórios, para o primeiro semestre acadêmico de 2022.

As inscrições dos interessados acontecem, exclusivamente, por meio digital, no Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – Processos Seletivos – Lato Sensu e Stricto Sensu, respectivamente, da instituição, anexando a documentação exigida em edital. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para os processos seletivos.

Das 50 vagas ofertadas no edital de especialização em Filosofia; e das 20 vagas ofertadas no edital de mestrado em Política Social e Territórios, há vagas destinadas à política de cotas, amparado pela Resolução CONAC 033/2018, a qual dispõe sobre o sistema de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas para a permanência de estudantes negros, quilombolas, indígenas, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) e pessoas com deficiência em todos os cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; e para servidores técnico-administrativos do quadro efetivo da instituição.

Pós-graduação em Filosofia, Conhecimento e Educação

O curso de pós-graduação, em nível de especialização, em Filosofia,Conhecimento e Educação pretende aprofundar os conhecimentos filosóficos nos campos da epistemologia, da ética, da estética e do ensino da filosofia; consolidar a formação crítica de professores de filosofia, oportunizando formação continuada aos pesquisadores/educadores do Recôncavo da Bahia e regiões adjacentes.

Para o processo seletivo do curso de Especialização em Filosofia, Conhecimento e Educação, modalidade à distância são oferecidas 50 vagas, distribuídas nas linhas de pesquisa 1) Ética e Filosofia Política; 2) Estética e Filosofia da Arte; 3) Filosofia da Educação; 4) História da Filosofia; e 5) Lógica, Epistemologia e Filosofia da Linguagem.

O curso é vinculado ao Centro Formação de Professores (CFP), em Amargosa.

As inscrições acontecem até o próximo dia 17 de novembro.

O público alvo da especialização são pessoas licenciadas e bacharéis egressos dos cursos de Filosofia, Pedagogia, História, Geografia, Biologia, Letras, Matemática, Química, Física, Educação Física, Ciências Sociais, Educação do Campo, ou demais cursos de graduação em outras áreas.

As etapas do processo seletivo são: Etapa 1 (Classificatória) – Avaliação da Carta de Intenção; Etapa 2 (Eliminatória) – Avaliação do Projeto de Pesquisa; e Etapa 3 (Classificatória) – Avaliação do Currículo.

Leia o Edital 01/2021.

Conheça mais sobre a especialização em ufrb.edu.br/filosofia/pos-graduacao.

E-mail posfilosofia@cfp.ufrb.edu.br.

Pós-Graduação em Política Social e Territórios

O curso de pós-graduação, em nível de mestrado, em Política Social e Territórios (PPGPST) tem por objetivo formar recursos humanos qualificados para o ensino superior, a pesquisa, a produção de conhecimento, o planejamento, a gestão, a análise e execução de políticas sociais, fomentando a produção e difusão de conhecimento sobre questões referentes às políticas sociais em âmbito nacional, regional e local, em uma perspectiva totalizante, histórica e culturalmente referenciada.

Para o processo seletivo são oferecidas 20 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa do programa: Políticas Sociais, Territórios e Estado; e Trabalho, Direitos e Serviço Social.

O curso é vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira.

As inscrições seguem até o dia 05 de novembro.

O público do mestrado são os graduados ou graduandos de Serviço Social e outras áreas, com competência teórica, crítica e generalista nas áreas de gestão, formulação, implementação, análise e avaliação de políticas sociais.

O processo seletivo será constituído de três etapas, todas elas de caráter classificatório e eliminatório: 1ª Etapa – Avaliação dos Projetos de Pesquisa; 2ª Etapa – Avaliação de Memorial Acadêmico e Currículo; e 3ª Etapa – Avaliação das Entrevistas Remotas.

Leia o Edital 02/2021.

Conheça mais sobre o mestrado em ufrb.edu.br/ppgpst.

Source: UFRB
{$inline_imageX}